A Arke Energia é uma joint venture constituída com o propósito de construir e operar termelétricas no Brasil. Com o apoio da área de controladoria, foi firmada uma parceria estratégica entre a empresa e a EVOX para implementar e suportar sua jornada SAP S/4 HANA.
O objetivo era gerir e controlar os processos de construção da sua primeira usina, a Usina Termelétrica Marlim Azul (em Macaé – RJ), de forma a ampliar a performance, ter melhoria dos controles e assegurar a integridade dos dados.
A partir da solução, a Arke ganhou mais escalabilidade para projetos futuros.
Continue lendo para saber mais:
Principais desafios da jornada S/4 Hana na Arke Energia
- Time to market: o prazo para realização da implementação era um ponto sensível. Com o planejamento e a assessoria da Evox, todas as fases foram realizadas em tempo recorde.
Fase 1: 3 meses
Fase 2: 3 meses - Potencializar o uso do S/4 HANA em sua versão standard adotando as best practices da SAP.
- Baixo nível de customização em razão do tempo para o go live da ferramenta.
- Qualificação e disponibilização do time de projetos era um desafio.
- Gestão do programa de forma multidisciplinar, com integração entre o S/4 HANA e outros sistemas.
- Solução de tesouraria: ativos e passivos no make value.
- Garantir e disponibilizar toda a infraestrutura em cloud (Azure).
- Maximizar os investimentos da Arke.
Importância da participação da Evox no projeto
Durante a fase 01, iniciada em outubro de 2019, foi feita a preparação do ambiente cloud no projeto. A partir de janeiro, a parte de operação assistida e sustentação já estava em funcionamento.
Na fase 02, foram potencializadas as funcionalidades da onda 1 e adicionando o módulo de vendas para comercialização da energia.
De forma a garantir uma solução escalável, ágil e competitiva, o sistema foi pensado para uso flexível. Assim, pode ser ligado e desligado com segurança conforme a necessidade do cliente e permitindo redução de custos.
A Evox foi o único integrador contratado no projeto: software, serviços e infraestrutura. Isso, somado ao uso do pacote standard e aos aceleradores desenvolvidos pela própria empresa, permitiu que a implementação fosse realizada em tempo recorde.
Em live para a associados da Asug, Ricardo Wanderson, Gerente de Suprimentos da Arke Energia, Wagner Marcelo, CIO da Evox, e Alexandre Bicas, Solutions Specialist da Microsoft, comentaram o case de sucesso.
Confira: